segunda-feira, março 27, 2006

Uahahahahah

O último texto do João César das Neves no Público é delicioso. Começo a acreditar que o Diário de Notícias, vendo o efeito do jornal satírico O Inimigo Público no seu concorrente decidiu também apostar em textos humorísticos. Assim, para contrapôr a Vitor Elias e António Marques o Diário de Notícias aposta em João César das Neves e Luís Delgado.
A base da sua última crónica é qualquer coisa como isto - a religião ainda está bastante presente nos nossos tempos só que mais encapuçada. Qualquer coisa como isto:
- Ouves música? Então acreditas em Deus.
- Preferes algumas músicas a outras? Então acreditas em Deus.
- Vais a discotecas? Então acreditas em Deus.
- Amas? Então acreditas em Deus.
Ele consegue ir até ao ponto de comparar Elvis Presley e Bryan Adams com o Livro dos Salmos. Mas a cereja em cima do bolo é o positivismo, que tem a ciência como o seu único Deus e Marx, Freud e Sartre como os seus profetas, ser o grande culpado do Holocausto (?!!!) da bomba (!!!!!!!!!) e do gulag(?!!). E da fome em África, da pobreza e das derrotas do Sporting, se me permite acrescentar. Sim essa mesma, a ciência, essa filha da puta, que só tem estragado a vida a toda a gente. E os cientistas, esses cabrões ateus que só sabem é inventar causas para o que Deus faz neste mundo. Lei da gravidade? Teoria da relatividade? Física Quântica? Teoria da evolução das espécies de Darwin? Tudo invenções. Todos sabemos que é Deus que está por detrás de todos os fenómenos. Aliás nem sei porque se gasta tanto dinheiro em cientistas. Bastava ir à missa uma ou duas vezes por semana para tudo se resolver.
JCN é sem qualquer margem para dúvidas, o melhor escritor humorístico do País. Põe-te a pau Ricardo Araújo Pereira.